SEJA BEM VINDO

Neste Blog você encontrará algumas matérias e estudos Bíblicos e também alguns estudos com conteúdos políticos e de interesse geral.
A intenção, mesmo que aos poucos, melhorarmos nossas visões limitadas do que é o cristianismo e partirmos em direção à santificação, à necessidade de meditação e estudo da
SANTA PALAVRA e também para que juntos com CRISTO
- possamos crescer de forma salutar e racional, ajudando uns aos outros. Espero que todos nós possamos ganhar com este Blog e seu conteúdo... Seja bem vindo e tire bom proveito!!!

segunda-feira, setembro 01, 2008

A salvação ainda faz parte da pregação nos dias de hoje?!

Não nostalgiando a questão, mas houve um tempo em que à pregação do Evangelho era a primazia e a prioridade entre os cristãos, na verdade houve alguns tempos e muitas pessoas que levaram e estudaram a Palavra do Senhor de forma séria.
Exemplo claro de pregação vem de nosso Senhor Jesus Cristo no evangelho de João ao apresentar aos seus discípulos as grandes dificuldades que enfrentariam por proclamarem a única e absoluta verdade, Deus cumpriu a promessa, Ele veio, enviando Cristo e que Nele e somente Nele há salvação verdadeira, genuína e eterna. Imaginar a mente dos apóstolos deve ser algo fora de nossa capacidade de compreensão, nesse sermão eles ouviram e entenderam que seriam perseguidos até a morte e seus assassinos ao matá-los pensariam estar realizando um fazer a Deus, vejam como foi a morte destes homens:
Felipe: crucificado; 54 DC.
Barnabé: queimado até a morte; 64 DC.
Pedro: crucificado; 69 DC.
Paulo: decapitado; 69 DC.
André: crucificado; 70 DC.
Mateus: decapitado; 60 DC.
Lucas: enforcado; 93 DC.
Tomé: empalado; 70 DC.
Marcos: arrastado até a morte; 64 DC.
Tiago o menor: paulada; 63 DC.
Tiago o maior: crucificado junto ao centurião que se converteu.
João; exilado em Patmos; 63 DC.
Mais uma vez a promessa foi cumprida, houve perseguição tamanha que centenas e milhares de cristãos foram levados ao Coliseu e alguns serviram de lâmpadas para as ruas de Roma, pois foram queimados para que alumiassem a cidade, só pelo fato de serem cristãos e anunciarem a salvação em um só DEUS. Houve sim os ardores, mas também houve a grande e poderosa proclamação, estudos apontam que para cada 3 moradores de Roma 1 era cristão, muitos entenderam que havia um salvador vivo e operante, entenderam que o ser humano por si só não poderia obter a salvação, eles entenderam que todos que nascem estão destinados a um fim trágico se não se renderem ao Deus Santo e Criador e esta grande perseguição durou os 4 primeiros séculos desta Era.
Não irei me estender sobre este tópico, mas alguns homens e mulheres fizeram a diferença no decorrer dos séculos mesmo após o “firmamento” do papismo e reis no cristianismo, obscurecendo a Palavra da verdade e deixando o cristão distante de seu Senhor. Nomes como; John Wycliffe, Jan Hus,
Martinho Lutero, João Calvino, John Knox, deram luz às trevas que levaram a religião cristã em uma época que a escuridão espiritual dominava a cena. Deus deixou uma Palavra perfeita e que deveria ser anunciada e bem entendida, houve mortes e combates por esta verdade, e as perseguições voltaram quando houve a reforma protestante.
Alguns podem pensar “que tristeza para aqueles cristãos não terem nascidos no Brasil nos dias de hoje, eles não precisariam passar pelas perseguições, pois hoje temos uma liberdade indescritível para a propagação do evangelho”. Sim, realmente, temos tudo que necessitamos a nosso favor para anunciar a verdade Divina e Salvívica, porém, não é exatamente isto que esta ocorrendo, só para uma breve meditação imagine Paulo, Agostinho e
Whitfield pregando em um culto de vitória e libertação. A salvação seria o tema da pregação deste homens, a necessidade de arrependimento seria falado e confirmado a cada “virada de pagina”, não ocorreria frases como “veja o anjo, ele te dará a chave da vitóriaaaaaaaa”, mesmo porque este conteúdo não foi exigido por Jesus nosso Deus (lucas 24.46, 47) ou será que devemos entender lucas 13.3 de outra maneira? Hoje, bom pregador é o que cativa o publico cedente de soluções e emoções para breves necessidades, veja este relato de João Wesley: Em Londres, as maldades da multidão apresentavam-se com mais vio­lência. Certo dia, quando Wesley pregava em um lugar público chamado os grandes jardins, assim o registra em seu diário: "muitos dos animais que havia entre aquela gente esforçavam-se para interromper o cerco da multi­dão. Então tentaram tanger aquela manada de reses para o meio do auditó­rio; mas os bois resistiram, demonstrando maior respeito do que seus do­nos. Então os alvoroçadores lançaram uma chuva de pedras, das quais uma me alcançou, ferindo-me na fronte; mas não senti dor alguma, e depois de haver enxugado o sangue, continuei anunciando-Ihes, em voz alta, que Deus concedera aos que nele crêem, 'não o espírito de medo, mas de fortaleza, de amor e de temperança’. E vendo o ânimo que agora se refletia na congregação, percebi claramente que é uma verdadeira felicidade sofrer por causa do nome de Deus”.
Bem provavelmente nunca entenderemos realmente estas perseguições contra os cristãos em sua essência, mas podemos aprender com a história o que é necessário para a genuína pregação do Evangelho. Precisamos voltar à luz, estudar, meditar, praticar a revelação do Pai que foi graciosamente entregue para nós, a saber, JESUS CRISTO. Não duvido da sinceridade de pregadores e pastores pós-modernos, ou ainda, de sua conversão, não é disto que se trata este artigo, mas sim de como a Igreja deve se portar como referencia neste mundo obscuro e caótico, pois todo ser humano carece da Graça de Deus, então preguemos a Lei, os profetas com sabedoria, preguemos o que aprendemos de Jesus nosso Senhor e Salvador, leiamos e releiamos o sermão do monte.
Irmãos, temos a obrigação de obedecer ao chamado para a verdadeira pregação e evangelização e não o falso chamado para pregar o que achamos certo ou errado, pois em Cristo a nossa opinião some e a verdade nos consome em pura atuação de amor para com Deus e para com as pessoas, acredito que o credo apostólico pode claramente mostrar em que devemos crer e pregar – querido leitor, não deixe de meditar e viver a Palavra, não tenha preocupação com as perseguições mas entregue-se para o Deus que lhe prometeu o Consolador e a verdadeira palavra da SALVAÇÃO.


Marcel Lira

3 comentários:

Anônimo disse...

A Paz do SENHOR!

Bom artigo onde vemos que homens comprometidos com o verdadeira evangelho pregavam o SENHOR mandava mesmo em detrimento de suas próprias vidas!

Unknown disse...

Querido a paz do Senhor esteje com vc.
amado li o teu artigo e gostei muito na verdade as pessoas estão precisando de gente como vc, pessoas verdadeiras e que conhece a palavra de DEUS e que trasmite o amor do Pai Todo Poderoso. Que DEUS continue te abençoando ricamente.Ass:MISSIONARIA Aparecida.

Unknown disse...

Olá meu irmão.
Li e gostei do seu artigo, pela atualidade da discussão. tem horas que me sinto enojado do que vejo nos pulpitos das igrejas atuais. um verdadeiro mercantilismo da fé.
perdeu-se muito da razão pelo qual a igreja existe: pregar Cristo nosso "salvador"e não esse papai noel com um saco cheio de bençãos.
estão produzindo crentes "geneticamente modificados", sem mudança de vida, pois dizem ser parte de uma igreja, mas sem mortificar a carne e morrer para o mundo. não são ligados a videira.
me pergunto se isso é por que é o fim, ou se é o esfriamento do amor, mas não me canso de lutar contra isso, pois amo ao senhor. Deus o abençoe