SEJA BEM VINDO

Neste Blog você encontrará algumas matérias e estudos Bíblicos e também alguns estudos com conteúdos políticos e de interesse geral.
A intenção, mesmo que aos poucos, melhorarmos nossas visões limitadas do que é o cristianismo e partirmos em direção à santificação, à necessidade de meditação e estudo da
SANTA PALAVRA e também para que juntos com CRISTO
- possamos crescer de forma salutar e racional, ajudando uns aos outros. Espero que todos nós possamos ganhar com este Blog e seu conteúdo... Seja bem vindo e tire bom proveito!!!

sexta-feira, setembro 05, 2008

AHHHH, ESTES PREGADORES!!!

Quando o assunto é pregadores nos dias de hoje, há uma grande variedade de gosto, alguns gostam ou se identificam com os pregadores extravagantes, outros preferem os que gritam, e há ainda uma parcela de pessoas que gostam dos pregadores expositores, estes normalmente mais “quietos” durante a mensagem. A variedade é enorme, e a cada dia brotam mais e mais destes pregadores. Até ai, nenhum grande problema, mas a partir daí surge uma séria indagação: Como saber o que Deus quer que seja pregado? Já parou para pensar sobre isto?! Muitos “grandes” pregadores ostentam uma postura de saberem o que estão falando quando sobem no púlpito e “revela” o que Deus “mandou”, outros mais humildes preferem estudar durante a semana para que não haja erros no contexto e até mesmo erros geográficos em sua pregação e abordagem, outros ainda preferem animar as pessoas (público) com palavrinhas de amor e auto-estima. Mas afinal, o que um pregador deve pregar? Começo descrevendo o que ele não deve pregar;

BENS MATERIAIS COMO PROMESSA, BARGANHA OU COERÇÃO: não é e nem deve ser um tema para ser proclamado no púlpito, leiamos o Evangelho de Lucas 12. 15 ao 21:

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui. E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; E arrazoava ele entre si, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; E direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.

Tome cuidado caro leitor, não pense que Deus está para receber nossas “ordens” de “poder” e nos dar o que “exigimos”, tudo que Deus nos dá nesta vida e no porvir é pela graça, não por crédito ou merecimento próprio, ou por obras, apenas pela graça, alias, Jesus nos aconselha não termos nada para esta vida, Lucas 12. 33,34:
Vendei o que tendes, e dai esmolas. Fazei para vós bolsas que não se envelheçam; tesouro nos céus que nunca acabe, aonde não chega ladrão e a traça não rói. Porque, onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.

CONFISSÃO POSITIVA: Deixo aqui uma matéria sobre o assunto.
CONHEÇA A ORIGEM DO MALDITO MOVIMENTO DA “CONFISSÃO POSITIVA” (TEOLOGIA DA PROSPERIDADE)!
"A Confissão Positiva não é uma denominação ou seita, mas um movimento introduzido sutilmente entre as igrejas pentecostais, enfatizando o poder do crente em adquirir tudo o que quiser. É conhecida também como “Teologia da Prosperidade”, “Palavra da Fé” ou “Movimento da Fé”. As crenças e práticas desse movimento são aberrações carregadas de perigosas heresias. A Confissão Positiva é uma adaptação, com roupagem cristã, das idéias do hipnotizador e curandeiro Finéias Parkhurst Quimby (1802-1866). Os quimbistas criam no poder da mente, e negavam a existência da matéria, do sofrimento, do pecado e da enfermidade. Deles surgiram vários movimentos ocultistas como o Novo Pensamento, as seitas Ciência da Mente e Ciência Cristã, de Mary Baker Eddy. Seus promotores procuram se passar por cristãos evangélicos. O movimento surgiu de forma gradual por meio de Essek William Kenyon (1867-1948). Kenyon, aproveitando-se dos conceitos de Mary B. Eddy, empenhou-se em pregar a salvação e a cura em Jesus Cristo. Dava ênfase aos textos bíblicos que falam de saúde e prosperidade, além de aplicar a técnica do poder do pensamento positivo. Kenyon, que pastoreou várias igrejas e fundou outras, não era pentecostal. Ele foi influenciado pelas seitas Ciência da Mente, Ciência Cristã e a Metafísica do Novo Pensamento. Hoje, é reconhecido como o Pai do movimento Confissão Positiva, tendo exercido forte influência sobre Kenneth Hagin, que nasceu em 1917 com problema de coração e ficou inválido durante 15 anos. Em 1933, converteu-se ao evangelho e, no ano seguinte, o Senhor Jesus o curou. A partir de então, começou a pregar. Ele recebeu o batismo no Espírito Santo em 1937. Estudando os escritos de Kenyon, divulgou-os em livros, cassetes e seminários, dando sempre ênfase à confissão positiva. Em 1974, fundou o Centro Rhema de Adestramento Bíblico, em Oklahoma. Hagin fazia diferença entre as palavras gregas rhema e logos, pois ambas significam “palavra”. Ainda hoje, os seguidores dessa crença afirmam que logos é a palavra de Deus escrita, a Bíblia; e rhema, a palavra falada por Deus em revelação ou inspiração a uma pessoa em qualquer época. Desse modo, o crente pode repetir com fé qualquer promessa bíblica, aplicando a sua necessidade pessoal e exigir o seu cumprimento. O termo rhema significa “palavra, coisa”; enquanto em logos, os léxicos apresentam uma extensa variedade de significados como: “palavra, discurso, pregação, relato, etc”. Mas ambos os termos coincidem-se (Lc 9.44, 45). O conceito de rhema e de logos, inventado por Hagin, não resiste à exegese bíblica. Não é verdade que haja a tal diferença entre as referidas palavras. As marcas distintivas do movimento são: a prosperidade e a pregação restrita aos pobres e enfermos, oferecendo-lhes riquezas e saúde. No entanto, deixa de lado o essencial: a salvação. A mensagem dos profetas da prosperidade pode fazer sentido nos países ricos onde as oportunidades são mais amplas, mas, nas regiões pobres do planeta, são irrelevantes. Isso é mais uma prova de que se trata de um evangelho humano, contrário à Bíblia, pois o evangelho de Jesus Cristo é para todos os seres humanos em todas as épocas (Mt 28.19, 20; Tt 2.11). Em vez de trazer riquezas materiais aos pobres e saúde aos enfermos, o propósito principal da vinda de Jesus ao mundo foi salvar os pecadores (1 Tm 1.15), muito embora o seu ministério tenha sido coroado de êxito no campo da cura divina e da libertação (At 10.38). O que esses pregadores fazem não passa de espetáculo, contrariando o verdadeiro propósito do evangelho. Não foi essa a mensagem pregada pelos apóstolos. Paulo afirma haver se contentado com a abundância e com a escassez (Fp 4.11-13). Devemos combater os abusos e aberrações doutrinárias desses pregadores. Tomemos cuidado, porém, para não sermos levados ao ceticismo e ao indiferentismo religioso. Religião sem o sobrenatural é mera filosofia. Temos promessas de Deus. Aliás, a história, desde os tempos bíblicos, registra inúmeros testemunhos sobre sinais, prodígios e maravilhas (Mc 16.20). Mas os tais pregadores, a começar pela origem de sua teologia, estão fora do padrão bíblico" (TEXTO EXTRAÍDO DA REVISTA “LIÇÕES BÍBLICAS” DA CPAD DO 2.º TRIMESTRE DE 2006, CUJO TEMA É “HERESIAS E MODISMOS”). Pr. Jorge Carvalho - Lages/SC.

O interessante de tudo é que, muitos idolatram os pregadores pelos seus estilos ousados, sua oratória afinada e pelos temas extravagantes. Interessante também é que, mesmo sendo tão claro o que não se deve pregar, a maioria das pessoas argumentarão que hoje se deve pregar com maior “autoridaaaaaaaadeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee!!!!” e com “podeeeeerrrrrr”, e Jesus simplesmente disse “ide e pregai”, simples, a autoridade está na PALAVRA DE JESUS e no PODER NELA CONFERIDA É DO PRÓPRIO DEUS e não nos estilos “audaciosos” e gritos “escandalosos” dos atuais pregadores. É triste relatar tanta distorção nas pregações em nossos dias, é complicado observar esta geração que esta deixando de lado a SUFICIÊNCIA DA PALAVRA, esquecendo das leituras, devocionais e estudos bíblicos. Hoje temos grupos de defensores de lideres, estilos e pregadores, por outro lado, não temos muitos dos defensores da fé:
Filipenses 1 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo;Como tenho por justo sentir isto de vós todos, porque vos retenho em meu coração, pois todos vós fostes participantes da minha graça, tanto nas minhas prisões como na minha defesa e confirmação do evangelho. e, E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento, Para que aproveis as coisas excelentes, para que sejais sinceros, e sem escândalo algum até ao dia de Cristo; Cheios dos frutos de justiça, que são por Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus. E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares;
E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor. Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho.

Vemos aqui uma pessoa perseguida pela verdade da PALAVRA e hoje vemos “Liberais” e “Pluralistas” e “Fãs” distorcendo a PALAVRA.
Judas 1 Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Porque se introduziram alguns, que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo.

Meditemos em Romanos Cap. 10 e 2º Timóteo Caps. 4,5 e 6, busquemos à entender a importância que os apóstolos deram para esta defesa e que os reformados buscaram a tanto custo.
Lembremos que:
· Natã falou do pecado de Davi, mostrou a sua falha e quando ele caiu em si foi lhe apresentado o perdão e a misericórdia de Deus.
· João Batista disse em Lucas “Raça de víboras, quem vos ensinou a fugir da ira que está para vir? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento, e não comeceis a dizer em vós mesmos: Temos Abraão por pai; porque eu vos digo que até destas pedras pode Deus suscitar filhos a Abraão”.
· Jesus junto ao jovem rico mostrou a impossibilidade de alguém poder seguir a Lei de Moisés em sua perfeição, mostrou para este jovem com amor que ele não conseguiu nem ao menos seguir o primeiro mandamento, foi lhe apresentado a sua fragilidade (pecado), mas não lhe foi omitida à salvação para toda eternidade, visto que, por intermédio de suas obras mesmo sendo boas e bem intencionadas não poderiam salva-lo, foi neste momento que jovem saiu da presença de Jesus, não deixando seus BENS MATERIAIS (O QUE MUITOS PREGAM HOJE EM DIA). Jesus não veio para passar a mão na cabecinha de ninguém, nosso Senhor deixa claro que devemos sair deste pecado imundo e nos entregarmos à Sua Beleza e Santidade, nosso Senhor afirmou “se não vos arrependerdes, todos de igual modo perecereis”. Ele não mudou o discurso, Ele não alterou o conteúdo da mensagem e morreu em cruz para a Salvação de todos que Nele crerem.
· Pedro em atos 2 e 3 disse: “ARREPENDEI-VOS” e nestas 2 ocasiões cerca de 8.000 se converteram ao SENHOR.
· Paulo disse que devemos entender pela Lei que somos pecadores e pela Graça de Deus ele nos justifica e nos perdoa, medite no livro de Romanos;
Amados, Louvado seja DEUS, tomemos-nos o cuidado de levar o evangelho de Deus e não os evangelhos modernos de homens com fins materialistas e finitos.

VIGIEMOS E BATALHEMOS PELA SÃ DOUTRINA EM DEFESA DA FÉ!

PAZ

BY MARCEL LIRA

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns amigo pela postagem!
Mensagens como essa é que precisamos nos dias de hoje; Mas para isso falta ousadia, coragem em muitos líderes, lideres que na verdade estão abraçados com o pragmatismo. Continue firme e forte em sua posição. Abraço do amigo Pr Davi Buriti

VIVENDO E APRENDENDO COM DEUS! disse...

grato pelo comentário pr. davi, DEUS TE ABENÇOE RICAMENTE EM NOME DE JESUS e vamos continuar para glória do PAI com este foco!
paz

pr.daniel alencar disse...

Gostei muito desta sua palavra. É uma mensagem atual que devia ser lida por todos que estão à frente de nossas Igreja. Evangelho isto e muito mais. Um outro dia ouví alguéeeeeeeeeeeeeeeeeeem dizer que precisamos mudar nosso istema de pregação, pois estamos vivemos em um mundo onde as coisas constantemente estão sofrendo mudanças. Teologia e Liturgia cristã vai continuar a mesma do princípio. São imutáveis como o nosso Deus. fique na paz amigo e irmão em Cristo Jesus.

Anônimo disse...

Paz do SENHOR! Irmão Marcel!

Alguns estão querendo pregar segundo suas próprias concupiscências e não segundo a Cristo. Não podemos aceitar outro evangelho (Gl 1.6-12)

VIVENDO E APRENDENDO COM DEUS! disse...

Daniel e Marcelo, grato pelos comentários, fico feliz por saber da posição de irmãos que buscam fazer a vontade de DEUS! Pois é Deus que coloca em nós o amor pela sua Palavra e Pregação!
PAZ!
participem cada vez mais!