SEJA BEM VINDO

Neste Blog você encontrará algumas matérias e estudos Bíblicos e também alguns estudos com conteúdos políticos e de interesse geral.
A intenção, mesmo que aos poucos, melhorarmos nossas visões limitadas do que é o cristianismo e partirmos em direção à santificação, à necessidade de meditação e estudo da
SANTA PALAVRA e também para que juntos com CRISTO
- possamos crescer de forma salutar e racional, ajudando uns aos outros. Espero que todos nós possamos ganhar com este Blog e seu conteúdo... Seja bem vindo e tire bom proveito!!!

quinta-feira, março 27, 2008

ESTUDO SÉRIO SOBRE O CAIR NO PODER OU NO ESPIRITO

Irmãos… aprendais a não ir além do que está escrito!(Apóstolo Paulo aos Coríntios)
O “cair no espírito” é um dos mais famosos e proliferados modismos na igreja evangélica. Em várias reuniões e cultos, pessoas caem após sopros, empurrões e jogadas de paletós de pregadores sensacionalistas. Hoje, inúmeros crentes estão em busca desse novo e conhecido movimento. Mas onde começou essa onda? Quais os termos que o descreve? Esse fenômeno faz parte do pentecostalismo? O cair no espírito tem apoio escriturístico e histórico?
Divulgação do “cair no espírito”.
No ano de 1994, na Toronto Airport Chiristian Fellowship (Comunhão da Videira do Aeroporto de Toronto), o fenômeno do cair no espírito começou a ser divulgado por meio de um conferência ministrada pelo pastor Randy Clark, convidado do pastor John Arnott e da pastora Carol Arnott, dirigentes da igreja em Toronto. Antes, os Arnott já tinham conhecido esse fenômeno por meio do evangelista neopentecostal Benny Hinn, que já praticava o “cair no espírito” em suas reuniões[1]. Benny Hinn aprendeu essas manifestação exóticas por meio do ministério de Kathryn Kuhlman, uma famosa “evangelista” norte-americana que morreu em 1976, onde em sua reuniões, dezenas de pessoas caiam ao mesmo tempo mediante sua oração.
Classificações do fenômeno na teologia pentecostal.
Na teologia pentecostal, o modismo de “cair no espírito” é classificado como “pentecostalismo manikos”, que segundo Joseph L. Castleberry - Deão acadêmico do Seminário Teológico das Assembléias de Deus em Springfield, Missouri (EUA)- é uma “adoração caracterizada por manifestações maníacas que distorcem e abusam dos dons espirituais”[2]. O hermeneuta Esdras Costa Bentho, pastor de confissão pentecostal, lembra outro termo que pode descrever manifestações excêntricas: a carismania. Carismania é mistura de carismata (dons) e manikos (manifestações exóticas). Bentho comenta:
Não é sem razão que manifestações pseudo-pneumáticas (espiritualmente falsas), que geralmente são gerenciadas por “figurões” do pentecostalismo, são chamadas de “carismania”- uma mistura de charismata com manikos.[3]
Esses fenômenos neopentecostais, são também conhecidos como “Bênção de Toronto”, devido a divulgação dessas práticas pela igreja da Videira localiza em Toronto- Canadá, como acima descrito. Alguns apologistas (a maioria pentecostais) preferem chamar, de forma irônica, o “cair no espírito” de movimento “cai-cai”.
Posição dos neopentecostais em relação ao fenômeno.
Apesar de vários nomes ligados ao “cair no espírito”, com Kathryn Kuhlman, Benny Hinn, Kenneth Hagin, Charles Hunter, foi a igreja de Toronto por meio do pastor John Arnott, que espalhou o fenômeno do “cair no espírito” para o mundo inteiro, como um grande avivamento do Espírito Santo. Hoje, esse modismo é amplamente aceito na maioria da denominações neopentecostais, com exceção da Igreja Universal do Reino de Deus[4] e da Igreja Internacional da Graça de Deus[5]. Muitas paróquias que pertencem a RCC (Renovação Católica Carismática) praticam o “cair no espírito”, que entre os católicos carismáticos é denominado de “repouso no espírito”.
Posição dos Pentecostais Clássicos em relação ao fenômeno.
Algumas igrejas ou instituições relacionadas a denominações pentecostais incentivam a prática do cair no espírito. Todavia, a Assembléia de Deus, por meio da CGADB (Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil) é contra o “cair no espírito”. Na oitava ELAD, que é um encontro de pastores assembleianos ligados a CGADB, na cidade de Porto-Seguro- BA, em outubro de 2002, foi reafirmado a posição contrária da Assembléia de Deus em relação aos modismos neopentecostais[6]. No relatório da ELAD, está escrito:
Sob o esfuziante tema “Não extingais o Espírito” o 8° ELAD trouxe a tona os fenômenos promovidos pelos movimentos neo-pentecostais como: “cair no Espírito”, “sopro do Espírito”, “benção de Toronto”, “dançar no Espírito”, “dentes de ouro” e outras enxurradas de práticas inovadoras que andavam perturbando o seio da igreja. Nas palestras ministradas pelos pastores José Wellington Bezerra da Costa, Antonio Gilberto, Elienai Cabral e Elinaldo Renovato de Lima, os mais de 700 pastores e evangelistas inscritos no encontro, puderam constatar que a Bíblia não oferece nenhum respaldo para tais acontecimentos e reafirmaram que o autêntico mover do Espírito é aquele que traz avivamento espiritual, batismo no Espírito Santo e transformação na vida do homem.
Por meios dos periódicos oficias, a Assembléia de Deus tem se colocado contra essas práticas. Exemplo disso é o Jornal Mensageiro da Paz, que na edição de Setembro de 2007, trouxe uma matéria de capa sobre o pastor Paul Gowdy, um ex-líder da igreja em Toronto, que hoje revela a farsa do movimento. Vários teólogos assembleianos e pentecostais se posicionaram contra o “cair no espírito”. O renomado pastor assembleiano Antonio Gilberto comenta de forma crítica:
“Cair no Espírito” é cair e ficar inconsciente; cair não subjetivamente; cair à toda hora; cair em grupos; cair por manipulação de alguém esperto, e ainda mais citando textos bíblicos truncados [7]. E continua: Nas reuniões de “riso no Espírito” há pouco ou nada de leitura bíblica, de pregação e ensino da Palavra de Deus. Durante essas reuniões, eles proferem repetidamente frases como: -Não tente usar sua mente para entender isso, Não ore agora; beba! Receba! Receba um pouco mais. Ora tudo isso é contrário aos ensinos da Palavra de Deus, pois a fé abrange a mente.[8]
O teólogo pentecostal Claudionor Corrêa de Andrade escrevendo sobre o “cair no espírito”, cita exemplo de Gunnar Vingren, um dos fundadores das Assembléias de Deus no Brasil, que viajou em 1923 de Belém do Pará até Santa Catarina para combater o que hoje é conhecido com “Bênção de Toronto”, e Andrade comenta:
Embora fervoroso pentecostal, Gunnar Vingren não se deixou embair pelo emocionalismo nem pelas aparências. Ele sabia que nem tudo o que é místico, é espiritual; pode brilhar, mas não é avivamento. O misticismo manifesta-se também em rebeldias e mentiras. Haja vista as seitas proféticas e messiânicas.[9]
O Dr. Paulo Romeiro, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pastor de uma igreja pentecostal em São Paulo, lembra do equilíbrio em relação ao assunto, mas sem deixar de destacar as mazelas que fenômeno tem trazido ao evangelicalismo, ele diz:
Reconheço que Deus tem poder para tocar alguém hoje de tal forma que a pessoa venha a cair. De modo algum sou contra a verdadeira manifestação do poder de Deus. Esta não me preocupa nem um pouco, pois quanto mais, melhor. O que realmente me preocupa são os abusos gerados em torno de tal prática. Estes trazem mais transtornos e divisões para o Corpo de Cristo do que edificação espiritual.[10]
José Gonçalves, pastor da Assembléia de Deus no Piauí, escrevendo sobre fenômenos neopentecostais, lembra do perigo do sensacionalismo e pauta o assunto pelo equilíbrio. Em artigo, escreveu sobre a possibilidade de alguém cair sob influência divina assim como nos avivamentos do Século 19, mas reconhece os atuais exageros sobre o fenômeno. Gonçalves escreve:
Há o perigo dos “pneumatismos” que conduzem à anarquia espiritual. Na gênese das seitas que dizem ser criação do Espírito de Deus, encontra-se com abundância as mais insidiosas aberrações teológicas. Esse é um problema que não pode ser simplesmente ignorado por se desejar preservar um evangelicalismo ou um suposto avivamento. [11]
Outra observação importante de um teólogo pentecostal, é o que está descrito no Dicionário do Movimento Pentecostal, em relação ao “cair no espírito”. Isael de Araújo escreve:
A comprovação para o fenômeno está inconclusiva. Do ponto de vista experimental, é inquestionável que, ao longos dos séculos, crentes venham experimentando fenômenos psicofísicos nos quais caem no chão. Além disso, eles sempre atribuem a experiência a Deus. É igualmente inquestionável que não existe nenhuma prova bíblica para a experiência como norma para a vida cristã. [12]
Bases bíblicas e evidência histórica.
Fica bem claro, que a posição oficial dos pentecostais clássicos, é que não se deve ir além do que está escrito, como bem recomendou o apóstolo Paulo(I Co 4.6) . A Bíblia menciona nove dons espirituais (carismata pneumatikos), mas não cita o cair no espírito como evidência da plenitude do Espírito Santo. Não há nenhum texto não escrituras que dê espaço para essas manifestações. Muitos neopentecostais insistem que há base bíblica e história para as suas atuais práticas de jogar paletó nas pessoas e essas caírem ou soprar sobre um publico e esses serem cheios do Espírito.
Para muitos neopentecostais, os textos em que personagens bíblicos caem prostrados, como Gn 15.12; I Sm 19; II Cr 5.13,14; Dn 8.17; Mt 2.11; Mt 28.4; At 10.10 e Ap 1.7 são evidências do atual cair no espírito. Ora, nenhum desses personagens bíblicos caíram por ter recebido poder ou algum vigor espiritual, mas antes caíram diante de um estado de reverência ou medo. Eles caíram diante de serem angelicais e com o rosto em terra, não para trás como acontece hoje. Esses versículos nada provam! São textos fora de um contexto, gerando pretextos. Um texto que esses “apologistas” não citam é João 20.22, onde Jesus sopra sobre os apóstolos e disse: “Receberei o Espírito Santo”, mas ninguém caiu! Muito bem leciona o pastor pentecostal Ciro Zibordi:
Os que defendem a “queda no poder” ignoram os fatos de que o culto a Deus é racional (Rm 12.1) e de que o espírito do profeta está sujeito ao profeta (I Co 14.32). Isso significa que, por mais que sintamos a presença do Senhor, em um culto, devemos ser prudentes quantos às reações. Devemos ser meninos apenas na malícia, e adultos no entendimento (I Co 14.20)[13].
Não há evidência bíblicas, mas há evidências históricas? O pastor neopentecostal Marco Feliciano diz que sim, pois no seu livro Chamada de Fogo, Feliciano cita que várias pessoas caiam nas reuniões de D. L. Moddy, Charles Finney e John Wesley. Isso é verdade, mas as pessoas que caiam nas reuniões de Finney, Edwards, Spurgeon, Moddy, Wesley e outros, caiam de maneira diferente ao que acontece hoje. Hoje as pessoas caem por receber alguma coisa, no tempo dos grandes avivalistas as pessoas caiam por convicção de pecado. Hoje as pessoas caem após mensagens de auto-ajuda e triunfalismo, no tempo dos avivalistas as pessoas caiam mediante mensagens como “Pecadores na mão de um Deus irado”. Hoje as pessoas caem após empurrões ou por causa de paletós de pregadores sensacionalistas, no tempo dos avivalistas os que caiam não caíram por causa de gerenciamento, provocações e manipulações de pastores. Hoje os pregadores propagam o cair, no tempo dos avivalistas os grandes homens de fé procuravam desencorajar essas manifestações. Hoje as pessoas tornam o cair um espetáculo, no tempo dos avivalistas esses fenômenos não eram casos de exibicionismos.
O teólogo Erwin Lutzer lembra outra diferença:
Os superapóstolos de hoje afirmam fazer em questão de minutos o que pregadores mais antigos nos dizem que apenas pode ocorrer por quebrantamento diário e submissão a Deus, em geral por sofrimento. Atualmente, nos dizem que só podemos ter poder sendo tocados por um apóstolo supercheio de unção. Eles têm poder próprio.[14]
Portanto, o atual movimento de “cair no espírito” e fenômenos relacionados como: “riso santo”, “dança do Espírito”, “aviãozinho”, “unção da lagartixa”, “reteté de Jeová” etc, não apresentam nenhuma evidência bíblica e chegam a ferir vários princípios bíblicos, como o culto racional, decente e com ordem (Rm 12.1, I Co 14.40).
Conclusão:
Qual é a causa para tanto sucesso de fenômenos excêntricos, extravagantes, exóticos, anti-bíblicos, irracionais, no evangelicalismo?
01. A busca pela espiritualidade superficial. Hoje a dedicação de tempo à oração, meditação bíblica e comunhão entre irmãos é cada vez mais raro no meio evangélico, então a busca por soluções espirituais mais rápidas e instantâneas são frequentes nos cultos.
02. Desequilíbrios eclesiásticos. Como é difícil ser equilibrado no meio evangélico, pois muitos em busca de uma “cristianismo racional”, buscaram um racionalismo cético, naturalista e anti-bíblico denominado de liberalismo teológico. Em contrapartida, outro extremo se levantou, que é a busca por um “cristianismo emocional”, onde o emocionalismo contamina as mentes que pararam de pensar e refletir na Palavra de Deus.
03. Pragmatismo e empirismo evangélico. Um legião de pessoas buscam aquilo que é prático e experimental, sendo presas fáceis de pregadores sensacionalistas, que buscam produzir shows em lugar de cultos. O espetáculos dos anfiteatros tomam conta dos púlpitos que deveriam ser destinados à Palavra.
04. Falta da consciência na suficiência da Palavra. Ir além do que está escrito é a grande moda dos evangélicos contemporâneos, sendo que a Bíblia deixa de ser a regra de fé e prática das liturgias e manifestações espirituais. Já não é suficiente os dons espirituais descritos em diversos textos das Sagradas Escrituras? Para que buscar mais coisas que fogem da Palavra?
Notas e Referências Bibliográficas:
1- Benny Hinn, em 1992, veio ao Brasil em um congresso da ADHONEP (Associação de Homens de Negócios do Evangelho Pleno), onde “derrubou” muita gente!
2- CASTLEBERRY, Joseph L. Pós-Pentecostalismo: Estranha moda tenta apagar as manifestações espirituais na igreja. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 27, n° 32, 2005.
3- BENTHO, Esdras Costa. A Bíblia tem a resposta: Há respaldo para “cair no poder”? In Mensageiro da Paz. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 76, n° 1458, Novembro de 2006, p. 17.
4- Edir Macedo, pontífice máximo da IURD, é contra o modismo de “cair no espírito”. Na IURD, dificilmente um membro será incentivado a exercer os dons espirituais, consequentemente, os exageros relacionados aos dons são ausentes. Mas a IURD não escapa de uma demostração exótica de experiências, aja vista a prática de exorcismos, que é um verdadeiro espetáculo!
5- R.R. Soares, apesar de ter sua teologia moldada por Kenneth Hagin, é contra o “cair no espírito” e disse no Jornal Show da Fé, que quem cai são “os endemoninhados”.
6- Alguns estudiosos preferem chamar as igrejas praticantes desses modismos de “ultra-pentecostais”.
7- GILBERTO, Antonio. Desvios da Doutrina Bíblica. in Revista Ensinador Cristão. Rio de Janeiro: CPAD, Ano 7, n° 28, p. 19.
8- Idem, n° 29, p. 20.
9- ANDRADE, Claudionor Corrêa de. Fundamentos Bíblicos de um Autêntico Avivamento. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 142.
10- ROMEIRO, Paulo. Evangélicos em Crise. 4. ed. São Paulo: Mundo Cristão, 1999, p. 77.
11- GONÇALVES, José. Espiritualidade, Avivamento e Equilíbrio. Revista Manual do Obreiro. Rio de Janeiro: CPAD, ano 27, n° 29, Janeiro-Março, p. 40-45.
12- ARAÚJO, Isael de. Dicionário do Movimento Pentecostal. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p. 616.
13- ZIBORDI, Ciro Sanches. Evangelhos que Paulo Jamais Pregaria. 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 34.
14- LUTZER, Erwin W. Quem é Você Para Julgar? 1 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 104.

Autor do Texto: Gutierres Fernandes Siqueira

25 comentários:

Cláudia Salvador disse...

Quando realmente lemos a Biblia, e lá que Deus nos mostra, que essa atitude não condiz com seus ensinamentos, eu sair da IURD e fui para uma igreja pentencostal não me sentia bem pois meu coração se fechava quando algumas pessoas caiam no poder, pedia perdão a Deus por não sentir nada, e daí saia vazia com culpa por estar as vezes julgando hoje frequento também uma igreja pentencostal mas lá é diferente não tem isto de cair no poder.

Anônimo disse...

1Co 2:14-16 - 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espirito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguem é discernido.
16 - Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Atribuir uma Obra de Deus ao diabo é blasfemia ao Espirito Santo e esta não tem perdão, Mt 12:31,32

Cuidado vc pode esta se matando e o pior, conduzindo um povo à blasfemar contra o Espirito Santo, e DEus vai recorrer isso de vc.

“Daquele a quem muito é dado, muito se lhe requererá; e a quem muito é confiado, mais ainda se lhe pedirá.” - Lucas 12:48.

Se tem falta de sabedoria peça a Deus, vide Tg 1:5.

Obs.: Os sinais é para quem crê, não se pode entender tudo que Deus faz, tem coisas que são muito divina para serem entendidas, principalmente quando a pessoa é incredula, porisso existe a Fé.

Mt.11:25 Naquele tempo falou Jesus, dizendo: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos.

1 Co 2:16 - Porque quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.

Quem é o homem, quem é vc e quem sou eu, nada somos, Deus usa quem Ele quer da forma que Ele quer.

Vide
Dn 10:8-9; Ez 1:28; Mt 17:5,6; At 9:3,4; Ap1:10-17.

Poderia fazer outras citações, mais para mim chega, só te digo vc não é o dono da razão, vc esta precisando verdadeiramente se converte, medite em 2 Cr 7:14.

Fique na Paz

Anônimo disse...

Shalom Achim [ paz irmão]
li seu argumento e vejo que vc precisa mais é de buscar a D'us do que ficar na carona de ideis de homens e sobre dons a B'rit Hadashah [ nova aliança ou seja novo testamento ] no assunto que S'haul Hashaliach [paulo] fala sobre dons ele simplesmente indentifica nove , mas isto naõ quer dizer que o Ruach HaKodesh [Espirito Santo ] se resume nisto, na questão de cair p/ frente ou p/ tras que tipo de argumento vc tem p/ afirmar que quem cai para tras é de Heylel[satã] e cair para frente é Eloim [D'us ] isto é falta de conhecimento , quero que saiba que sou Judeu convertido ao cristianismo a Yeshua Mashiach e sei que a biblia a primeira coisa que um judeu aprende a conhecer e aultima que deixa de conhecer , or favor pare com essas ideias , há a proposito vc deveser assembleiano é muito dificil serem donos da verdade [ mas que verdade]
Shalom

Anônimo disse...

ola me diga uma coisa vc falou mau condenou e sei que em algum momento tem até algum tipo de verdade ,mas aponte para nós que vc tem feito no reino de D'us para que possamos ver se é louvavel , porque pessoas que falam , falam , falam estas falas fadigosas no final a conclusão é nada mais que pessoas vazias que não sustentam o que dizem , traduzindo : isto é espirito de papagaio]

Anônimo disse...

que estudo serio é este voce acha que este homens e voce tambem tem o direito de impedir o mover do Espirito voces criticam estas pessoas mas simplesmente eles deixaram suas mrcas na historia e voce o que fez , bom pelo que vejo só sabe criticar acorde seja original

Anônimo disse...

Que triste ler isso...claro q tem gente q brinca com essas coisas do mover do Espirito,mas isso é entre a pessoa e Deus, agora ler isso aqui é tao ruim,sao pessoas q ñ tem ousadia com Deus,e desculpa-me mas colocar a "universal e a internacional" como exemplo,sinceramente so deixou pior o seu "estudo"...mas amem,né...q vc tenha uma experiencia tremenda com o Espirito Santo,e ñ critique mais!!!...fiquem na paz amados!!!

Gabriela Fontoura Herbstrith disse...

Veja bem, acredito no mover de Deus, no poder do espírito, na graça dde Deus, e nas manifestações do espirito, oq eu entendo é que muitas pessoas se aproveitam disso para levar um bando de cristãos que nao pensam, a fazer coisas absurdas.
Cristo pode com seu poder me fazer cair? claro que sim, mas eu só cairei no momento em que Cristo me tocar, não vou sair caindo pq pastor "a" ou "B" me mandou, ou soprou sobre mim!
Acredito na simplicidade do evangelho, e que Deus está nas coisas mais lindas e singelas.
Mais uma vez afirmo: Não duvido do poder de Deus, pelo contrário confio e acredito, mas oq estamos vendo nas nossas igrejas é mais um movimento, um show e não o agir de Deus.


Fiquem na paz

palavra e vida disse...

claro q sempre existirar aqueles q brincam , imitam, mas o apostolo paulo falou "e até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós" colocar a universal ou internacional é uma prova q quem postou isso ai é simplismente um papagaio, chamar o pastor marcos feliciano de neopentencostal parece piada , eu era como vc frio e incredulo até o dia q o senhor mim tocou, minha mida melhorou , sentir mudança de DEUS em mim,percebir como jó percerbeu, e disse ". Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos, busque experiencia com DEUS q quando o homem se acha pequlo DEUS es revelar masquando se acha grande ai estar o problema se torna uma fonte de letra sem aguá. paz do senhor

Anônimo disse...

uhauhauhauahuahauhauhauahuahauhauahuahauhauhuahuhauhauhauahuahauahuahauahuhauhuahauhuhauahauhauahuhauhauhridículo, eu já ouvi falar nisso.

´Deus não derruba, Deus levanta.

rídicuo...

foi por essa e outras que eu sai da igreja.

VIVENDO E APRENDENDO COM DEUS! disse...

OLA A TODOS, FICO CONTENTE PELOS COMENTÁRIOS E ACREDITO Q CADA UM TEM SEU PONTO DE VISTA.. O QUE DESEJEI DIZER COM ISTO QUE NÃO DUVIDO E NUNCA DUVIDAREI DO PODER DE DEUS, PELO CONTRÁRIO, MAS NÃO POSSO COMPACTUAR COM TANTAS MANIFESTAÇÕES QUE NÃO GLORIFICAM A DEUS, QUE NÃO EDIFICA A IGREJA E QUE NÃO TEM BASE BIBLICA. APENAS ISTO. ME PREOCUPO AQUI COMO TODOS, MAS RÉTÉTÉ DE JEOVA? CANELINHA DE FOGO? E DEIXAMOS DE LADO O AMOR, A VERDADEIRA RELIGIÃO SÓ CONHEÇO UMA, PERGUNTO, QUEM A FAZ? NÓS A FAZEMOS? ESTA PASSAGEM RESUME TUDO, POIS ELA CONTRAPÕE OS NOSSOS INTERESSES CARNAIS E OS MODISMOS!
“A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo”. Tg 1: 27

Anônimo disse...

O culto pentecostal de acordo com 1 Coríntios 14

Pessoas sinceras me perguntam, nessa época de confusão doutrinária que antecede o Arrebatamento da Igreja, sobre o “cair no Espírito” e a “unção do riso”. Elas desejam aprender a cada dia a sã doutrina. Questionam, não para tentar pôr este expoente em apuros, mas porque querem ter um posicionamento definido, seguro, sobre o assunto.
O motivo da dúvida desses irmãos é compreensível, pois, quando estudamos sobre o avivamento de Azusa Street, em Los Angeles (1906), e acerca do início da Assembléia de Deus no Brasil (1911), são comuns as menções a momentos em que irmãos caíam sob o poder de Deus ou riam sem parar. Mas uma coisa é cair por não suportar a glória de Deus, e outra é ser lançado ao chão por um show-man. Uma coisa é alegrar-se na presença do Senhor, e outra é dar vazão a todo e qualquer tipo de manifestações, e ainda atribuí-las erroneamente ao Espírito Santo.
Ademais, as experiências relacionadas com o Movimento Pentecostal, ainda que envolvam santos como William Seymour e Gunnar Vingren, não devem ser supervalorizadas, a ponto de as equipararmos às incontestáveis verdades da Bíblia (Gl 1.6; 1 Co 4.6; 15.1,2). Respeito esses pioneiros do pentecostalismo clássico, porém, ao escrever este artigo, minha fonte — primária, inquestionável, primacial, infalível, inerrante — de autoridade continua sendo a Palavra de Deus.
A Bíblia Sagrada é um livro de princípios, e estes devem ser considerados antes de qualquer análise de manifestações, independentemente das pessoas nelas envolvidas. E há vários princípios relacionados com o culto genuinamente pentecostal em 1 Coríntios 14.

O que diz a Palavra do Senhor em 1 Coríntios 14?

Primeiro: O propósito principal da manifestação multiforme do Espírito em um culto coletivo é a edificação do povo de Deus (vv.4,5,12). Risos intermináveis e supostas quedas de poder edificam em quê?
Segundo: A faculdade do intelecto não pode ser desprezada no culto em que o Espírito Santo age (vv.15,20). Ninguém genuinamente usado pelo Espírito deixa de raciocinar normalmente, em um culto coletivo a Deus. Isso, claro, segundo a Palavra do Senhor.
Terceiro: Um culto a Deus não deve levar os incrédulos a pensarem que os crentes estão loucos (v.23). O que pensam os não-crentes que assistem a "cultos" disponíveis no YouTube, nos quais vemos pessoas caindo ao chão, rindo sem parar, rosnando, latindo, mugindo, rugindo, uivando e rolando umas sobre as outras?
Quarto: O culto coletivo deve ter ordem e decência; tudo deve ocorrer a seu tempo: louvor, exposição da Palavra, manifestações do Espírito (vv.26-28,40). Um culto que não tem ordem nem decência é dirigido pelo Espírito?
Quinto: No culto genuinamente pentecostal deve haver julgamento, discernimento, a fim de se evitar falsificações (v.29). Leia também 1 Coríntios 2.15 e 1 João 4.1.
Sexto: Haja vista o espírito do profeta estar sujeito ao próprio profeta, como vimos acima, é inadmissível que aconteçam manifestações consideradas do Espírito Santo em que pessoas fiquem fora de si (v.32).
Sétimo: O Deus que se manifesta no culto coletivo não é Deus de confusão, senão de paz (v.33). Quando um show-man derruba pessoas carentes de uma bênção ou os seus supostos opositores com golpes de seu "paletó mágico", além da confusão que se instala no “culto”, tal atitude não é nada pacificadora. E quem recebe a glória, indutivamente, é o próprio show-man.
Oitavo: Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, deve reconhecer os mandamentos do Senhor (v.37). O leitor está disposto a submeter-se aos mandamentos do Senhor? Ou é um daqueles que, irresponsavelmente, dizem: “Não podemos pôr Deus em uma caixinha. Ele sempre faz coisa nova”. Mas, então, para que serve a Bíblia, para nada? Não é ela a nossa fonte máxima de autoridade? Perderam as Escrituras a primazia? Não são mais a nossa regra de fé, de prática e de vida? Gálatas 1.8 perdeu a validade?
Diante desses princípios, não há como considerar o “cair no Espírito” e a “unção do riso” como manifestações genuinamente do Espírito Santo!
Não nos enganemos. O verdadeiro avivamento só ocorre quando há submissão à Palavra de Deus e ao Deus da Palavra.

Ciro Sanches Zibordi
http://cirozibordi.blogspot.com/2008/02/o-culto-pentecostal-de-acordo-com-1.html

Anônimo disse...

meu irmão
As coisas do espirito santo são consagradas. Consagração até no vocabulario.
A palavra "Besteira" logo escrita em seu inicio do blog está fora do contexto biblico.

Verifique sua atiturde espiritual.

paz

luis
pnl_saro@yahoo.com.br

http://luissaro.wordpress.com

Anônimo disse...

Amado irmão em Cristo Jesus nosso único Senhor e Salvador.
Fico imaginando eu agora o que estaria o próprio Senhor a ver tantas discordâncias e divisões entre seu povo. Apenas por causa de bandeira e visões... Afinal, não seria interessante que fôssemos de fato um só corpo? Tenho eu que ser igual aos assembleianos que sapateiam no momento da unção e que dizem que quem não o faz não tem fogo? Teria eu que ser igual a outras denominações que faço isso ou aquilo? Creio que o nosso Senhor estaria decepcionadíssimo com nossas atitudes em relação ao corpo. Mediante isso tudo, creio que o interessante seria relatar que a vontade do pai sempre foi uma: ter muitos filhos, desde o princípio, relatado em Gênesis 1 com a criação do homem. Seus planos foram frustrados por hora com a queda do homem. Porém o Senhor não desistiu dessa humanidade tão pequena e medíocre, que ao invés de levar o seu nome e trazer a Ele muitos filhos, tem se preocupado com o que os seus "irmãos" de diferentes denominações estão fazendo. Creio que devemos voltar os nosso olhos para o Senhor e rever nossas atitudes e pensamentos. Quanto ao cair no Espírito, vejo que até os apóstolos quando receberam o mover do Espírito foram criticados, como lê-se em Atos dos Apóstolos 12 versículo 13. Aliás foram zombados. Não tenho autoridade nenhuma em Deus em maldizer, porque senão seria eu de fato um dos da casa do Senhor? De maldizer a denominação nenhuma, o apóstolo Paulo foi muito sábio quando também repreender os irmãos de Corinto. Vejo que isso se torna necessário a fazê-lo novamente. Então com as palavras do próprio Paulo digo: "1 Coríntios 1: 12-15: Quero dizer com isto que, cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolos, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós baptizados em nome de Paulo?
Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós baptizei, senão a Crispo e a Gaio,
Para que ninguém diga que fostes baptizados em meu nome."
Então meu amado, importe-se em fazer a vontade do Senhor, ganhar filhos e não se preocupar com a denominação dos outros irmãos. Afinal, quando você o faz, está também falando do próprio Cristo. Não são eles também o corpo de Jesus? Devemos meu amado, ter cuidado e cautela. Poderia eu citar algo que fiquei decepcionada quando li em uma reportagem, "Além do reconhecimento internacional, as Assembléias de Deus no Brasil e o Movimento Pentecostal também foram homenageados na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 11 de junho. A comemoração está embasada na Lei 4192/2005, que institui o "18 de junho" como o Dia das Assembléia de Deus. Feriado mundial para quem é assembleiano, com direito a churrasco de espeto feito ao fogo do inferno e gosto de quero mais !!!" Isso realmente é vergonhoso! Isso desonra o Corpo. Isso criado por políticos de vossa denominação deveria ser melhor avaliado, principalmente quanto ao aspecto espiritual que isso implicará futuramente. Mas, francamente lhe digo... Estou mais preocupada com a ordem do meu Senhor em Mateus 28 versos 19 e 20: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém"
Melhor buscarmos ao Senhor enquanto se pode achar! E quanto aos movimentos de cada denominação, deixemos ao Senhor Jesus julgar, afinal ele é Senhor e Juiz!
A Paz esteja convosco.
Uma irmã em Cristo

Anônimo disse...

Amado irmão em Cristo Jesus nosso único Senhor e Salvador.
Fico imaginando eu agora o que estaria o próprio Senhor a ver tantas discordâncias e divisões entre seu povo. Apenas por causa de bandeira e visões... Afinal, não seria interessante que fôssemos de fato um só corpo? Tenho eu que ser igual aos assembleianos que sapateiam no momento da unção e que dizem que quem não o faz não tem fogo? Teria eu que ser igual a outras denominações que faço isso ou aquilo? Creio que o nosso Senhor estaria decepcionadíssimo com nossas atitudes em relação ao corpo. Mediante isso tudo, creio que o interessante seria relatar que a vontade do pai sempre foi uma: ter muitos filhos, desde o princípio, relatado em Gênesis 1 com a criação do homem. Seus planos foram frustrados por hora com a queda do homem. Porém o Senhor não desistiu dessa humanidade tão pequena e medíocre, que ao invés de levar o seu nome e trazer a Ele muitos filhos, tem se preocupado com o que os seus "irmãos" de diferentes denominações estão fazendo. Creio que devemos voltar os nosso olhos para o Senhor e rever nossas atitudes e pensamentos. Quanto ao cair no Espírito, vejo que até os apóstolos quando receberam o mover do Espírito foram criticados, como lê-se em Atos dos Apóstolos 12 versículo 13. Aliás foram zombados. Não tenho autoridade nenhuma em Deus em maldizer, porque senão seria eu de fato um dos da casa do Senhor? De maldizer a denominação nenhuma, o apóstolo Paulo foi muito sábio quando também repreender os irmãos de Corinto. Vejo que isso se torna necessário a fazê-lo novamente. Então com as palavras do próprio Paulo digo: "1 Coríntios 1: 12-15: Quero dizer com isto que, cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolos, e eu de Cefas, e eu de Cristo.
Está Cristo dividido? foi Paulo crucificado por vós? ou fostes vós baptizados em nome de Paulo?
Dou graças a Deus, porque a nenhum de vós baptizei, senão a Crispo e a Gaio,
Para que ninguém diga que fostes baptizados em meu nome."
Então meu amado, importe-se em fazer a vontade do Senhor, ganhar filhos e não se preocupar com a denominação dos outros irmãos. Afinal, quando você o faz, está também falando do próprio Cristo. Não são eles também o corpo de Jesus? Devemos meu amado, ter cuidado e cautela. Poderia eu citar algo que fiquei decepcionada quando li em uma reportagem, "Além do reconhecimento internacional, as Assembléias de Deus no Brasil e o Movimento Pentecostal também foram homenageados na Câmara Municipal do Rio de Janeiro, no dia 11 de junho. A comemoração está embasada na Lei 4192/2005, que institui o "18 de junho" como o Dia das Assembléia de Deus. Feriado mundial para quem é assembleiano, com direito a churrasco de espeto feito ao fogo do inferno e gosto de quero mais !!!" Isso realmente é vergonhoso! Isso desonra o Corpo. Isso criado por políticos de vossa denominação deveria ser melhor avaliado, principalmente quanto ao aspecto espiritual que isso implicará futuramente. Mas, francamente lhe digo... Estou mais preocupada com a ordem do meu Senhor em Mateus 28 versos 19 e 20: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, baptizando-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo; Ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco, todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém"
Melhor buscarmos ao Senhor enquanto se pode achar! E quanto aos movimentos de cada denominação, deixemos ao Senhor Jesus julgar, afinal ele é Senhor e Juiz!
A Paz esteja convosco.

Evaldo Souza disse...

A graça e a paz do Senhor Jesus a todos! Meu nome é Evaldo Souza,faço parte da Comunidade Batista Shallom em Vila São João,São João de Meriti.
Essa questão sobre o "cair" já gerou muitas feridas na vida de muitas pessoas que sairam da igreja ,por não terem tido a prudência de perguntar a Deus e não a homens se esse mover vem de Deus ou do homem.
Quem poderia ser mais capacitado para trazer tais esclarecimentos senão Ele?
Daí você vai me dizer:"O que precisamos,está na bíblia!"
Em seguida eu te digo:"É claro que está!"
Esse assunto é algo que não pode ser debatido racionalmente,pelo simples fato de se tratar de algo sobrenatural. Não tentemos entender com a alma o que só pode ser discernido com o espírito.
Quando foi terminada a reconstrução do templo,o que foi que aconteceu com os sacerdotes que lá ministravam? Eles não conseguiam permanecer de pé,devido à imensurável presença da glória de Deus naquele lugar.
O que verdadeiramente nos faz perder as forças (não os sentidos)a ponto de cairmos é a presença da glória do Senhor.
Antes que alguém diga que isso acontecia no templo de pedra (prédio),eu digo que na condição de templos de carne que somos,continua acontecendo;só que de forma individual. Podem estar dois juntos,e apenas um cair...vai depender de como estamos no nosso relacionamento com Deus.
Prá que a glória de Deus enchesse o templo (prédio),o mesmo teria de estar devidamente purificado,consagrado...não apenas o templo mas os administradores do mesmo. E hoje não é diferente,para termos esse tipo de experiência, somente estando para com Deus sendo sincero.
Não quero falar de pessoas que se jogam no intuito de mostrarem-se espirituais,nem de pastores que empurram ou induzem pessoas a cairem com a finalidade de alcançarem estatus e olhares humanos. Esse é um tipo de evento pessoal,que só pode ser compreendido por quem já experimentou. É imensurável!!!!
Eu quero deixar aqui a declaração de que eu entendo todo esse afinco das pessoas,que não creem no "cair".Sabe porquê? Eu também não cria,e buscava respaldo na Palavra que fortalecesse a minha posição acerca disso.
Mas,um dia aquele no qual eu busquei resposta (Jesus) me respondeu. Ele me fez passar por essa experiência. Basta isso para que toda indagação e contestação caia por terra. Porém,se buscarmos respostas em homens,buscaremos as tais que estejam de acordo com aquilo que já pensamos. Busquemos em Deus,pois com Ele está a Verdade,sem que precisemos interpretar verbos,costumes,etc...
Eu estou falando do rhema(palavra revelada),não do logus(palavra escrita). Já experimentou buscar a revelação atravéz do literal?Façam isso,pois,a revelação é absoluta,e o literal é relativo.
Espero não ter ofendido ninguém com a minha postagem,mas;se ofendi,perdoe-me!!!!!!!
Quero deixar uma palavra para meditação daquele que quiser crescer no conhecimento e na graça:
(Os 6:3) Então conheçamos, e prossigamos em conhecer ao SENHOR; a sua saída, como a alva, é certa; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra.
Fiquem na paz!!!!!!!!

pr. junior disse...

Parabens pela materia, reafirmo que verdadeiramente, nós fomos comissionados para ergue as pessoas e não derrubala-las, Jesus é nosso exemplo e não derrubou a ninguem, Deus tem pela sua missericordia,graça e Amor me usado em libertação e bem sei que 95%dos que caiem são pessoas em processos de libertação, outros 5% modismo, indução etc..., pelos frutos conhecereis a arvores, qual o testemunho dessas pessoas, passe a observar as pessoas que caiem, se as mesmas se envolvem na obra de Deus, verifique seu testemunho fora da igreja, veja seu animo em ganhar almas, pre supoe que tanto poder assim deve fazer alguma diferença na vida dessas pessoas..... não é mesmo??
pr. Junior
ministeriof.deus@ig.com.br
www.mnovauncaoanchieta.com.br

Anônimo disse...

eu concordo plenamente com este estudo,e nao venha me dizer que sou frio ou incredulo!
eu acredito no poder de Deus e nos dons Espirituais.
Tudo que Deus faz ele tem um proposito um objetivo,agora me respondam ,qual o proposito de cair no poder ou estas manifestaçoes que se dizem ser espirituais?
Tem algum respaldo biblico?
Por que na maioria das vezes as pessoas pulam ou cai durante um corinho de fogo?

Unknown disse...

Quem não cairia perante a glória de Deus.
Se você se entregar e dar liberdade ao Espírito Santo você terá experiências incríveis com Deus.
1Co 2:14-16 - 14 Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espirito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.

brno luiz disse...

Cada pessoa deve ter sua própria intimidade com o criador e pedir que ele revele a vontade dele....Ele tem a verdade porque ele é a verdade, faça isso rápido para não ficar confuso... eu vou fazer agora!!!!!!!

Anônimo disse...

A paz! Eu não duvido do poder de Deus, Ele pode derrubar como também levantar. Deus usando os seus profetas feriu, matou e derrubou, mas em relação ao poder de Deus, ele faz o que ele quer. O senhor trabalha da maneira que ele acha melhor quem é homem para dizer que Deus faz ou não faz? A bíblia diz: que o boi conhece o seu dono mas o meu povo não tem me conhecido. porventura Deus usa todos com a mesma língua? O povo é destruído por lhe faltar conhecimento, os discípulos estavam com Jesus, mas eles ainda não tinha visto as maravilhas que o senhor ia fazer. Ex. que homem é esse que até o mar e o vento lhe obedece? E então medite em Jr. 33.3 e aprenda a acreditar nais coisas de Deus.

Anônimo disse...

Não existe cair no Espírito na Bíblia, existe sim o Espírito cair sobre alguns que crêem como na casa de Cornélio quando São Pedro foi lá testemunhar de Cristo a Bíblia diz em At 10:44 - "... CAIU O ESPÍRITO SANTO SOBRE TODOS OS QUE OUVIAM A PALAVRA"; Cair no Espírito é como se o Espírito quisesse ser cheio de mim e Eu ter que Cair nEle. Imagine o Espírito orando pra ser cheio de Mim e Eu ter que cair nEle? Isso é o que seria CAIR NO ESPÍRITO!!!! ABSURDO TOTAL! .... SEM CHANCES!!!

Misael Lopes..::..Ministério Palavra que Transforma disse...

Eu me entristeço ao ver esses meninos na fé usando as palavras do apostolo paulo pra dar respaudo a essas aberrações na igreja atual.
Foi o propio que corrigiu a igreja de corinto por essas coisas. Irmãos eu vos pergunto que finalidade há em simplismente cair. Eu entendo que nem todos tem estrutura e sabedoria para saber reagir ao manifestar da presença do Espirito Santo.
Irmãos avivamento de verdade acontece pelo poder da palavra. E o primeiro sinal de um avivamento é a mudança, são as pessoas deixando e abandonando os pecados ocultos. Lagrimas de arrependimento. Depois de tudo isso, Salvação de Almas, Batismo com Espirito Santo, Dons espirituais. Meus irmãos eu vos pergunto aonde esta avivamento nesses modismos? as pessoas caem e caem, mais continuam do mesmo jeito, entra culto e sai culto, são esses mesmo que menosprezam a teologia, dizendo ser coisa de gente soberba, amados devemos conheçer a biblia no profundo, não lançarmos nossas opiniões em cima da santa Palavra de Deus. Eu espero que esses amadureçam! Um grande abraço...Parabens ao comentaristaa!!!

Anônimo disse...

Como surgiram modificações na igreja primitiva, culminando no que conhecemos como catolicismo? foram introduções após introduções de práticas não bíblicas. Deu no que deu. Graças ao Senhor tivemos um movimento de reforma que, na verdade, permitiu que as pessoas tivessem a Bíblia em suas mão. A partir daí, é responsabilidade nossa obedecê-la. Essa coisa de cair é uma entre outras introduções não bíblicas que fazem a igreja perder a identidade paulatinamente.

Anônimo disse...

paz irmão gostei de mais desse estudo a muito tempo procurava algo assim que esclaresse sobre esse assunto pq em alguns lugares quando aconteciam essas coisas não gostava e não sentia nada,ficava olhando a maioria caiam hoje no poder amanhã estavam fazendo tudo o que era errado,soubemos que não podemos julgar mas olhamos os frutos ,gostei muito concordo plenamente com o irmão

100%gospelnews disse...

saudações a todos! acabei de ler o texto e não posso ficar sem comentar, quando era criança nos meus 10 anos a minhã mãe me levou numa igreja onde ela começou a cultuar depois de sair na catolica, havia lá um tal dito de apostolo paulo que fazia os crentes cair principalmente as senhoras quando ele os tocava no meio da oração, passando alguns anos eu vi o tal apostolo a falar sozinho na rua parece que estava já a ficar maluco, resumindo e concluindo essa pratica não me convence, muito desses pastores vão a Nigéria comprar poderes diabólico para conseguir ludibriar os crentes fiquem atentos irmãos e orem para ter o espirito de discernimento.