SEJA BEM VINDO

Neste Blog você encontrará algumas matérias e estudos Bíblicos e também alguns estudos com conteúdos políticos e de interesse geral.
A intenção, mesmo que aos poucos, melhorarmos nossas visões limitadas do que é o cristianismo e partirmos em direção à santificação, à necessidade de meditação e estudo da
SANTA PALAVRA e também para que juntos com CRISTO
- possamos crescer de forma salutar e racional, ajudando uns aos outros. Espero que todos nós possamos ganhar com este Blog e seu conteúdo... Seja bem vindo e tire bom proveito!!!

terça-feira, novembro 11, 2008

Criticas demais, não acha?

Não poucas vezes me pego pensando se critico demais as instituições religiosas denominadas evangélicas e certos pregadores conhecidos como “profetas e apóstolos”, creio que isto tem um nome, autocrítica(na verdade), e indago; O que estou fazendo, será que estou certo sobre tal e tal ponto? A Palavra esta sendo pregada, os testemunhos proclamados e eu aqui na contra mão destas pessoas? O que tem demais um show gospel ou um culto de libertação, só porque pelo nome os 2 não parecem estar direcionados à adoração a Deus, mas à satisfação e a solução pessoal?
Sendo objetivo, não sou contra as instituições religiosas, Lutero era, sim, não queria que o cristianismo estivesse ligado a templos denominacionais, coitado de Lutero se estivesse aqui neste nosso brasilzão velho de guerra nos dias atuais, talvez sofresse o dobro que na Alemanha, lá ele foi perseguido por um papa e uma “igreja”, aqui seria por vários apóstolos e profetas donos de igrejas que tem o legalismo como conduta inquestionável, como por exemplo, o dizimo (não voluntário)...
Retornando ao raciocínio, não sou contra o terno igreja(templo) evangélica, mesmo sabendo que isto só ocorreu por volta da metade do quarto século, quando o cristianismo se tornou a religião oficial do império romano. O que normalmente critico cai sobre 2 pontos; a desfragmentação do corpo, o egoísmo e a política(de todas as esferas) tomaram conta da hierarquia e do coração dos “lideres” destas igrejas, cada um com suas convicções, teologias e costumes(legalistas muitas vezes); a pregação desvirtuada e muitas vezes falsa, que visa o homem como centro de toda as questões até mesmo as espirituais, e não Cristo e sua cruz como ápice de toda história do UNIVERSO.
Obviamente que a exortação é necessária para o meu, seu e nosso crescimento, sem duvidas seria muito prazeroso viver sem correções e confrontações, não é verdade? Viver sem uma ordenança ou parâmetro, viver egoisticamente deve ser o sonho de todos. Mas não é assim que funciona na realidade, existem critérios, moralidade e obediência – deixasse levar pela subjetividade não resolverá as tão graves questões e problemas que enfrentamos. Fico triste quando ouço alguém dizer que a interpretação da Bíblia é pessoal e pode ter vários significados, por exemplo, que é pessoal, nada mais evidente, mas ter vários significados, ai já é demais, o fato da Palavra ser viva e nos consolar a cada dia em circunstancias diferentes, amém, mas Ela em si ter outro significado só porque vivo outro contexto... A subjetividade não é parâmetro de interpretação bíblica, mas sim a própria Bíblia, os originais, as palavras, os textos, os contextos, a geografia, a história, o estilo literário, e assim vai. Verdadeiramente o egoísmo humano, o nosso egoísmo esta querendo controlar e até mesmo monopolizar as Escrituras, mais uma critica? Mas esta critica iniciasse em mim, tenho eu que conhecer os originais ou pelo menos estar cercados de léxicos, enciclopédias e dicionários para buscar entender melhor cada texto lido e/ou pregado, não encontro nem uma facilidade nisto, mas fico feliz por buscar a verdade como ela é!
Segundo alguns “pastores” a verdade estão com eles, exemplo claro é quando alguma pessoa, que normalmente entendeu diferente uma passagem põe-se a conversar com algum líder na igreja local, não sei quantos teriam a humildade de dizer, “sim Julieto, estamos errados quando falamos isto, isto e isto, mas que bom que a melhor interpretação ou prática chegou até nós”. Você conhece alguém que tenha feito isto? O pior é que nem sempre é uma questão séria sobre doutrina, a perca de tempo esta nos costumes dos homens, que não por acaso, quando foge do bom senso, desagrada a Deus.
Este subjetivismo cria desafetos, doenças e maus testemunhos, como devemos estar parecidos com a igreja de Corintios, uma igreja tão ligada aos assuntos espirituais que esqueceu até de amar, ser unida, ser adulta, ser coerente, e muito mais, porque focou o que não era para focar, queriam obter os dons aparentemente em benéfico próprio, queriam ter cada um seu mestre, a divisão foi estabelecida porque o subjetivismo egoísta tomou conta de cada um, cada falho coração, o que esta ocorrendo nos dias de hoje com o “dividido” e denominacional meio evangélico?
Creio que uma das soluções práticas para estes problemas é definirmos a nossa prioridade, o que realmente agrada a Deus, o que podemos fazer enquanto Corpo de Cristo e não mero membros de igrejas, não sabemos nem evangelizar, dar testemunho nem sempre é evangelizar, convidar as pessoas para igreja, sem duvida não é evangelizar (não que seja algo ruim) - não sabemos nem falar de Deus, não lemos a Bíblia com a freqüência que deveríamos, mas a Palavra é o nosso alimento, é nossa base de vida e conduta, temos falhado nas orações e sem duvida não amamos o próximo como deveríamos, não sabemos os nomes dos mendigos de nosso bairro, não sabemos nem quais são os 13 apóstolos, as 12 tribos de Israel ou as 7 Igrejas em apocalipse muitas vezes, quanto mais evangelizar o oprimido. Mas quando se trata de pregadores e cantores do momento, todos nós sabemos, quando falamos de marchas, shows e eventos, ai sim, estamos todos muito bem informados, vejo em mim mesmo esta contradição de valores muitas vezes, e a solução é voltarmos cada dia mais nossas vidas a Deus e sua Santa Palavra.
Veja só quantas criticas, veja como é fácil tacar pedras ao invés de ser vidraça, não é verdade? Não, não é, pois nós enquanto cristãos somos ambos, nós somos vidraças que devem sempre se preocupar em desvincularmos das coisas carnais e mundanas, devemos lutar contra o sistema maligno que opera no planeta e não discutirmos se terno e gravata deve ser o melhor traje de um evangélico, devemos ser luz nestas trevas e não fazedores de adeptos do líder X como observamos tanto em nossos dias, ainda há quem roga praga ao mexer com os ungidos do Senhor, sabe aquele “ungido” lá do começo do texto, aquele que não erra nunca e não dá atenção a outros pontos de vistas e interpretações, não cuida e nem sabe das vidas das ovelhas e nem faz visitas aos enfermos, viúvas, órfãos e novos convertidos, mas entrega e cobra todo mês a cartelinha do dizimo? Então, será que ainda vale a pena ficarmos calados perante tais homens? Aceitaremos as falcatruas dos “evangélicos” políticos em nossa sociedade e ficaremos em silencio? Seriam eles as melhores referencias de cristãos em nosso país? O melhor a fazermos é buscarmos a face de Deus, não julgar de forma condenatória, mas sim, desviarmos da face do mal e fazer tudo que for licito, para honra e glória dó Senhor.
Tiago 1.21 a 27 “Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Porque, se alguém é ouvinte da palavra, e não cumpridor, é semelhante ao homem que contempla ao espelho o seu rosto natural; Porque se contempla a si mesmo, e vai-se, e logo se esquece de como era. Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecidiço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito. Se alguém entre vós cuida ser religioso, e não refreia a sua língua, antes engana o seu coração, a religião desse é vã. A religião pura e imaculada para com Deus, o Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo.”
Este é o ponto que queria chegar, perseveremos na fé e na obra de Cristo Jesus. Todos nós precisamos da exortação do Senhor, pois Ele corrige a quem ele ama!

By Marcel Lira

Obs.: Provérbios 8. 10 ao 14 e 17 ao 36
Aceitai a minha correção, e não a prata; e o conhecimento, mais do que o ouro fino escolhido.
Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela.
Eu, a sabedoria, habito com a prudência, e acho o conhecimento dos conselhos.
O temor do SENHOR é odiar o mal; a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.
Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.
Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.
Riquezas e honra estão comigo; assim como os bens duráveis e a justiça.
Melhor é o meu fruto do que o ouro, do que o ouro refinado, e os meus ganhos mais do que a prata escolhida.
Faço andar pelo caminho da justiça, no meio das veredas do juízo.
Para que faça herdar bens permanentes aos que me amam, e eu encha os seus tesouros.
O SENHOR me possuiu no princípio de seus caminhos, desde então, e antes de suas obras.
Desde a eternidade fui ungida, desde o princípio, antes do começo da terra.
Quando ainda não havia abismos, fui gerada, quando ainda não havia fontes carregadas de águas.
Antes que os montes se houvessem assentado, antes dos outeiros, eu fui gerada.
Ainda ele não tinha feito a terra, nem os campos, nem o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu, quando traçava o horizonte sobre a face do abismo;
Quando firmava as nuvens acima, quando fortificava as fontes do abismo,
Quando fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando compunha os fundamentos da terra.
Então eu estava com ele, e era seu arquiteto; era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ele em todo o tempo;
Regozijando-me no seu mundo habitável e enchendo-me de prazer com os filhos dos homens.
Agora, pois, filhos, ouvi-me, porque bem-aventurados serão os que guardarem os meus caminhos.
Ouvi a instrução, e sede sábios, não a rejeiteis.
Bem-aventurado o homem que me dá ouvidos, velando às minhas portas cada dia, esperando às ombreiras da minha entrada.
Porque o que me achar, achará a vida, e alcançará o favor do SENHOR.
Mas o que pecar contra mim violentará a sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte.

7 comentários:

Leonardo Gonçalves disse...

Paz Marcel.

Não creio em "críticas demais", mesmo porque entendo que nossas críticas são construtivas e visam restaurar esse evangelicalismo trôpego pós-moderno, levando-o a posição que ocupava antes: de igreja ortodoxa, cristocentrica e comprometida com a verdade. É tempo de que se formule uma teologia apologética que começe dentro da igreja, uma apologia de dentro para fora, "Pois se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados" (1Co 11.31).

Você não está sozinho nessa luta. Conte comigo!

Leonardo G. Silva
Dono do Blog PULPITO CRISTÃO
http://pulpitocristao.blogspot.com

e-mail: leomissao@hotmail.com

Márcia Santos disse...

A Paz,
As vezes tb me pergunto, devo criticar, reclamar, orar?
Mas saiba que vc não é o único insatisfeito com essa situação!!!É tudo muito triste, mas pensemos uma coisa: Os planos de Deus nunca se frustam, então ainda resta uma esperança!!!!

Márcia Gomes
http://territoriodosenhorjesus.blogspot.com

Márcia Santos disse...

Você faz parte de alguma comunidade do Edson??? Se não for desculpe, mas o nome me é familiar....se quiser me add no orkut procure: evangelho sem mistura, gostaria que conhecesse a comunidade da minha igreja e verá que não está sozinho quanto as criticas...
Um abraço!!!
márcia Gomes

VIVENDO E APRENDENDO COM DEUS! disse...

Caro leonardo e marcia, como fico contente por saber da posição de vcs, LOUVADO SEJA DEUS.... obrigado pelos posts, sejam bem vindos!
PAZ DO SENHOR JESUS

MARCEL LIRA

Levi B. Santos disse...

Prezado Marcel

No mundo "evangélico" há necessidade urgente de uma reforma de conceitos. Talvez se precise derrubar os alicerces daquilo que se prega como palavra de Boas Novas.
Me dá arrepios, quando ouço aqui na minha região, a grande maioria dos crentes dizerem que se não fosse a promessa do céu, ou melhor não existisse a outra vida, eles estariam numa vida dissoluta pior do que estão fazendo os que estão de fora. Se não fosse o céu, os crentes cairiam na devassidão com todo o gás.
Isso me faz pensar que o evangelho vivido está mais para "mentirinha" e "faz de conta". É só "amor?" de práticas interesseiras.
Dizem abertamente: a prática da ética e da moral está condicionada a promessa de um futuro céu.
É, REALMENTE ESTES CRENTES ESTÃO FAZENDO ESTREMECER OS CÉUS.

Anônimo disse...

Irmão Marcel eu mandei um email para vc mas falhou, o irmão mudou de email? Eu precisava muito falar contigo. Parabens pelo Blog e Deus abençoe

Anônimo disse...

mudei sim, marcel.corertor@hotmail.com

paz
meu fone 11-8116-9084